Jornal da escola. Tudo de bom!
Projetos Pedagógicos
A Escola Municipal Professor José Sobreira de Amorim, de Fortaleza,
CE, criou o Jornal do Futuro. Está sendo uma forma de trazer a
realidade cotidiana dos alunos para o currículo escolar. Os resultados
são alentadores.
O Jornal do Futuro visa a superar o baixo rendimento dos
alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular
a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem
tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na
vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos,
acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências),
recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas,
entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes),
adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.
Todos os alunos que produzem querem ver seus textos no jornal.
Infelizmente, isso não é possível num jornal que dispõe de apenas quatro
páginas. Temos que fazer uma seleção cujos critérios adotados, entre
outros, são: diversidade de tipos e gêneros textuais, priorização dos
aspectos textuais (coesão e coerência); não discriminação de textos
devido a erros gramaticais ou ortográficos, uma vez que os alunos ainda
estão no período de aprendizado das convenções sociais da língua.
O texto selecionado passa pela revisão do aluno juntamente com o
professor de sala. Vale enfatizar que as matérias que não entram no
jornal do bimestre por não terem sido selecionadas, são expostas num
jornal mural no pátio da escola.
Outra forma de motivá-los é expondo em local visível da escola a nova
edição e, em um quadro de honras, os nomes dos escritores e desenhistas
que colaboraram para a produção daquela edição.
O Jornal do Futuro é trabalhado em todas as turmas, do
pré-escolar até o nono ano, de acordo com os objetivos enumerados no
planejamento do professor. Quando o exemplar chega às salas de aula, são
realizadas atividades diversificadas, que vão desde a leitura das
imagens à produção de cartas do leitor e artigos de opinião.
Resultados
Para os professores, esse é um projeto muito positivo que tem dado bons
frutos à escola, pois oportuniza desenvolver um trabalho a partir das
próprias ideias dos alunos, aproximando-os da leitura e da escrita.
Outro grande diferencial é a diversificação na metodologia de trabalho
em sala de aula devido à diversidade de textos que são explorados,
possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
E talvez o mais importante: os alunos estão mais interessados e
receptivos ao trabalho com o jornal. Para eles, o jornal é tudo de bom.
Para alguns, o mais interessante são os textos de sua autoria e os
escritos pelos colegas de sala; para outros, as atividades não cansam e
são prazerosas, especialmente os desafios, cruzadinhas, caça-palavras,
piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
Jaiza Helena Moisés Fernandes
pedagoga,especialista em Planejamento Educacional e coordenadora do Jornal do Futuro,Fortaleza, CE. jahmfernandes@yahoo.com.br
Acesse o link abaixo:
um jornal de ideias
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